Breves reflexões sobre a inclusão linguística e escolar das crianças refugiadas no Brasil

Autores

  • Estela Cristina Vieira de Siqueira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Vinicius Villani Abrantes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.69818/gc.v1.n1.41-57.2024

Palavras-chave:

Português como língua adicional, Português como língua de acolhimento, Ensino Fundamental, Crianças refugiadas

Resumo

O fluxo migratório que tem o Brasil como país de destino cresce a cada ano, e tem ocasionado um aumento no número de matrículas de estudantes refugiados nas escolas regulares de todo o país. A presente pesquisa buscará responder como é feita a inserção das crianças refugiadas no sistema educacional nacional, sobretudo quanto ao idioma, considerando-se aspectos de inclusão e o fato de que já existem iniciativas de Português como Língua de Acolhimento para adultos. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como é realizado a inserção das crianças refugiadas no sistema educacional.

Biografia do Autor

Estela Cristina Vieira de Siqueira, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Direito Internacional Público e Comparado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Mestre em Direito, com ênfase em Constitucionalismo e Democracia, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Professora de Direito Internacional e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Professora de Teoria do Direito e Direito Internacional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Intérprete humanitária voluntária no Comitê Nacional para os Refugiados (CG-CONARE-SP).

Vinicius Villani Abrantes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em “Direito Público” e em “Direito Internacional” pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica). Possui “Formação Prático Aplicada em Direitos Humanos no Contexto brasileiro” pelo Centro de Direito Internacional (Brasil).

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

Siqueira, E. C. V. de, & Abrantes, V. V. (2024). Breves reflexões sobre a inclusão linguística e escolar das crianças refugiadas no Brasil. Global Crossings, 1(1), 41–57. https://doi.org/10.69818/gc.v1.n1.41-57.2024

Edição

Seção

Dossiê Cidadania Global