Globalização e subalternidade: uma prática decolonial do ensino jurídico antirracista no ensino médio
Palavras-chave:
Globalização, Subalternidade, Ensino Jurídico, Decolonialidade, Educação BásicaReferências
BAUMAN, Zygmunt. Ética Pós-Moderna. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2003
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da Pós-Modernidade. Trad. Mauro Gama e Claudia M.
Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica.” Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 17 de fev. 2017.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: MEC/UNESCO, 2010.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, p. 115-147, mar. 2008
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca Dias. (Re)Pensando a Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2013.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de lamodernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Ed. UFBA, 2008.
PEREIRA, Flávia; MURADAS, Daniela. Decolonialidade do saber e direito do trabalho brasileiro: sujeições interseccionais contemporâneas. Revista Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 20, n. 20, p. 1-26, 2018.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso: 11 maio 2022.
SILVA, P. B. G. e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Livro: Relações Étnico-raciais e educação no Brasil, Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Os processos de globalização. In: MENESES, Maria Paula et al (ed). Construindo as epistemologias do Sul para um pensamento alternativo de alternativas, vol. I. CLACSO. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/j.ctvt6rkt3.14.pdf?refreqid=excelsior%3A3402054501bbe544b3ca5eb36b3a69b3&ab_segments=&origin=&initiator=&acceptTC=1 . Acesso: 25 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Brena Braga Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.