Todavia, não sabemos tudo o que pode o humano: A transhumanidade como um problema além das fronteiras

Autores

  • Laila Maria Franco Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Pedro Henrique Azevedo Universidade Federal de Uberlândia
  • Yasmin Soares Nunes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ética Digital, Transhumanismo, Desigualdade Tecnológica, Direito Internacional Impactos Sociais

Biografia do Autor

Laila Maria Franco Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Fez parte da Assessoria Jurídica para Migrantes em Situação Irregular ou de Risco (AJESIR), Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (CEDIRE) e Laboratório de Direitos Humanos (LabDH). Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI) e Grupo de Estudos em Oriente Médio (GEOM). Foi estagiária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal Regional do Trabalho da 3° Região (TRT3)

Pedro Henrique Azevedo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado no curso de Direito pela UFU. Uberlândia, Minas Gerais.

Yasmin Soares Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Orientada pelo professor dr. José de Magalhães e pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: “Polemos: política, imaginação e futuro”, também orientado pelo prof. dr. João de Magalhães; “Macrofilosofia, Política e Ontoteleologia do Direito, do Estado e das Relações Internacionais”, orientado pelo prof. dr. Hugo Rezende Henriques e da “Cátedra em Filosofia e Direito Digital” da UFMG, orientada pela profa. dr. Mariah Brochado e o Prof. Dr. Fabricio Pasquot Polido.

Referências

ADLER, Mortimer. Como ler livros: O guia clássico para leitura inteligente. Tradução Edward Horst Wolff. Realizadora, 1940.

BROCHADO, Mariah. Inteligência artificial como mutação civilizacional: uma crítica inspirada na Ética de Lima Vaz. In: Cláudia Maria Rocha de Oliveira; Evaldo Antonio de Melo. (Org.). O desafio de pensar o próprio tempo: Lima Vaz e a filosofia. 1ªed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 1, p. 112-143.

BROCHADO, Mariah. Prolegômenos a uma filosofia algorítmica futura que possa apresentar-se como fundamento para um cyberdireito. Direito Público, [S. l.], v. 18, n. 100, 2022. DOI: 10.11117/rdp.v18i100.5977. Disponível em:

https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/5977. Acesso em: 20 out. 2023.

MOROZOV, Evgeny. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia II: ética e cultura. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

Oliveira, L. M. F., Azevedo, P. H., & Nunes, Y. S. (2024). Todavia, não sabemos tudo o que pode o humano: A transhumanidade como um problema além das fronteiras. Global Crossings, 1(1), 157–158. Recuperado de https://globalcrossings.com.br/revista/index.php/gc/article/view/38

Edição

Seção

Banners da I Mostra do Projeto Global Crossings