Bioética de fronteira, cotidiana e de intervenção – Eugenia e conflitos armados: uma análise do filme o “Menino do Pijama Listrado”

Autores

  • Jessyca B. R. Lopes Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana L. S. Werkema Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Eugenia, Conflitos Armados, O Menino do Pijama Listrado

Biografia do Autor

Jessyca B. R. Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Geografia – Bacharel pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2015) e Licenciatura em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2013). Pós-graduada em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. Cursando Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora membro e vice coordenadora de mídia e comunicação do Grupo de Pesquisa em Direito e Religião – CEDIRE. Pesquisadora membro do grupo de Pesquisa em Direitos Humanos LabDh – Laboratório de Direitos Humanos, ambos coordenados pelo professor Dr. Rodrigo Vitorino. Pesquisadora membro do grupo de Pesquisa em Biodireito, Bioética e Direitos Humanos. Pesquisadora membro do Observatório Interamericano e Europeu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, coordenados pela professora Dra. Cláudia.

Ana L. S. Werkema, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do 6° período de Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e bolsista CNPQ de Iniciação Científica na área de Direito Ambiental, com o tema “Código Florestal: uma leitura crítica a partir de uma perspectiva ecológica”. É pesquisadora do Observatório Interamericano e Europeu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do grupo de Biodireito, Bioética e Direitos Humanos, ambos associados ao Global Crossings, da UFU, coordenados pela professora Dra. Cláudia Loureiro. É estagiária do projeto Todas Por Ela, no Escritório de Assistência Jurídica Popular (ESAJUP) da UFU. É técnica em Meio Ambiente integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Em 2018, através do artigo de autoria própria intitulado de “A Influência da bancada ruralista na política agrária brasileira e seus efeitos na agroecologia”, participou do VII Congresso Latino Americano de agroecologia que ocorreu em Guayaquil, no Equador.

Referências

BOYNE, John. O menino do pijama listrado. Trad. Augusto Pacheco Calil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Rodrigues, Monique Cerini. Guerra e paz: Indícios do presente em O menino do pijama listrado, de John Boyne. Disponível em:

http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/escrita_no_plural/outubro_2011/pdf/guerra_e_paz_-

_indicios_do_presente_em_o_menino_do_pijama_listrado,_de_john_boyne.pdf. Acesso em: 22 de junho de 2023.

Sangaletti, L. (2017). O Menino do Pijama Listrado: da literatura ao cinema. Caderno de Letras, (28), 103. Disponível em: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i28.11921. Acesso em: 22 de junho de 2023.

Tavares, A. de L. (1969). TRIBUNAL DE NUREMBERG. Revista Da Escola Superior de Guerra, (23), 81–82. https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v0i23.673.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

Lopes, J. B. R., & Werkema, A. L. S. (2024). Bioética de fronteira, cotidiana e de intervenção – Eugenia e conflitos armados: uma análise do filme o “Menino do Pijama Listrado”. Global Crossings, 1(1), 159–160. Recuperado de https://globalcrossings.com.br/revista/index.php/gc/article/view/39

Edição

Seção

Banners da I Mostra do Projeto Global Crossings